![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkvEQ-TOLCgq6WKBjDyT2FcjzmxdEsld54DTpogqIddHPmQsIvxmzeNVCd7gqV-6E4qFg8fGxUfM8Gq86wrUKWj4_lTzSsAMwFhrR60aqkXaQ0hyeIk6UvVN-POF-F7KMwsLpbKggJGvQ/s320/Fig_1.jpg)
O Ciclo da Ureia e as reações que alimentam os grupos aminos no ciclo. As enzimas catalisam as reações que são distribuídas entre a matriz mitocondrial e o citosol. Um grupo amino entra no ciclo de ureia como Carbono Fosfato, formado na matriz; o outro entra como aspartato, formada Na matriz por transaminação de oxaloacetato e glutamato, catalisada por aspartato aminotransferase. O Ciclo da uréia consiste de quatro etapas. A 1ª Formação de citrulline de ornitina e carbamoilfosfato (Entrada do primeiro grupo amino); o citrulline passa para o citosol. 2ª Formação de argininosucinate através de um intermediário citrullyl-AMP (Entrada do segundo grupo amino). 3ª Formação de arginina De argininosuccinate; esta reação libera fumarato, que entra O ciclo de ácido cítrico. A 4ª e ultima Formação de uréia; esta reação também regenera Ornitina. Os caminhos pelos quais NH4 chega na Matriz mitocondrial de hepatócitos.Veja logo abaixo a equação geral do ciclo da ureia:
Equação geral do ciclo da uréia:
2 NH3 + CO2 + 3 ATP+ H2O → uréia + 2 ADP + 4 Pi + AMP + 2 H+
Perceba que as reações relacionadas ao ciclo da uréia também causam a redução de 2 NADH, de modo que o ciclo da uréia libera um puco mais de energia do que ele consome.
Esses NADH são produzidos de duas maneiras:
- Uma molécula é reduzida pela enzima glutamato desidrogenase, na conversão de glutamato a amônia e a-cetoglutarato. Lembre-se que o glutamato é um carregador atóxico dos grupos amino. Isso fornece o íon amônio usado na síntese inicial do carbamoil-fosfato.
- O fumarato liberado no citosol é convertido a malato pela fumarase citosólica. Esse malato é então convertido a oxalacetato pela malato desidrogenase, gerando um NADH reduzido no citosol.
- Fonte de Referencia:Principles of Biochemistry, Lehninger, 2004, 4th ed., cap. 18, fig. 10
Nenhum comentário:
Postar um comentário